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Como redefinir a beleza na era das redes sociais?

As marcas e as influenciadoras têm um papel determinante na forma como as mulheres e as jovens se olham ao espelho. Junte-se a esta conversa inspiradora para transformar a beleza numa fonte de confiança, e não de ansiedade


Publicado em 23 de Julho de 2024 às 17:22

Como redefinir a beleza na era das redes sociais?

Nos dias 29 e 30 de junho, o Jardim da Estrela, em Lisboa, foi palco de um evento marcante que celebrou duas décadas do compromisso da Dove com a promoção da Beleza Real. A iniciativa, intitulada “20 anos de Beleza Real”, reuniu nomes influentes do mundo da beleza e bem-estar para juntos transformarem a beleza numa fonte de confiança, e não de ansiedade. No segundo dia, a talk “Definição de beleza: o papel dos influenciadores e marcas” destacou-se pela riqueza das reflexões e pela visão inspiradora dos oradores.

Isabel Silva, influenciadora e apresentadora, Andreia Grancha, CEO da Sonder People, Bárbara Taborda, influenciadora e mentora de bem-estar e felicidade, e Maria Matos, representante da Dove em Portugal, foram convidadas a refletir sobre a sua responsabilidade na desconstrução dos padrões de beleza. Atualmente, as redes sociais têm um papel determinante na forma como as mulheres e as jovens se percecionam e na forma como constroem os seus ideais de beleza. É aqui que as influenciadoras e as marcas acabam por desempenhar um papel de “indicadoras de beleza ideal”.

“De que forma é que não só as marcas como as figuras públicas e influenciadoras estão a contribuir para pressionar as mulheres e as raparigas a atingirem ideais de beleza que não são reais?”, questionou a moderadora e atriz Carla Andrino. O novo estudo da Dove, “The Real State of Beauty”, responde que, até aos 30 anos, uma em cada quatro mulheres diz ser influenciada a realizar procedimentos estéticos para mudar a sua aparência após ver os resultados desses procedimentos em influenciadoras. Uma realidade que ainda se intensifica nas faixas etárias mais novas: metade das jovens até aos 22 anos afirmam ser influenciadas a experimentar produtos e tratamentos cosméticos que as influenciadoras recomendam nas redes sociais.

Talk Definição de beleza: o papel dos influenciadores e marcas

A Beleza Real vem de dentro para fora

“Eu nunca me senti pressionada a publicar uma versão de mim em que não há espaço para imperfeições. Eu olho para as redes sociais como algo para promover o bem”, começou por responder Isabel Silva com um entusiasmo contagiante. Para a influenciadora e apresentadora de televisão, beleza é sinónimo de saúde. “Eu vivo numa busca incessante na minha vida para me sentir bem”, afirmou Isabel Silva, sublinhando sempre que a beleza vem de dentro para fora. “O que faço diariamente para gostar de mim, como sou, tem muito que ver com os hábitos diários que implemento na minha vida”, destacou a autora de diversos livros focados na saúde e bem-estar.

 Já a influenciadora Bárbara Taborda partilhou a sua história pessoal de superação, revelando que a sua adolescência foi marcada por uma baixa autoestima. “Eu nunca fui uma adolescente confiante. Sofri imenso bullying na escola”, confessou a mentora de bem-estar e felicidade. Esta experiência motivou-a a mergulhar no desenvolvimento pessoal, levando-a a encontrar a sua Beleza Real aos 40 anos. “Eu trabalhei em diversas áreas nas quais tinha de expor a minha imagem, mas era sempre uma tortura porque eu sentia que não encaixava nos padrões de beleza. Estava sempre desconfortável, num julgamento interno”, acrescentou Bárbara Taborda.

“O que é que dirias à Bárbara adolescente se ela estivesse aqui à tua frente?”, perguntou a moderadora Carla Andrino. “Hoje dizia-lhe que está tudo bem em ser autêntica e para se sentir confortável em ser tudo aquilo que quiser. O que os outros possam julgar ou criticar é sobre eles, não é sobre ti”, endereçou Bárbara Taborda. É por isso que, segundo a influenciadora de 49 anos, a autoestima deve ser cultivada desde cedo. “Eu defendo que o desenvolvimento pessoal devia ser uma disciplina obrigatória nas escolas, para desenvolver as skills emocionais dos jovens e dos adolescentes”, reforçou Bárbara Taborda, em defesa de um “eu” mais confiante.

  • Painel da talk Definição de Beleza: O papel dos influenciadores e marcas

    Painel da talk Definição de Beleza: O papel dos influenciadores e marcas

  • Isabel Silva, influenciadora

    Isabel Silva, influenciadora

  • Andreia Grancha, marketeer, e Maria Matos, responsável Dove

    Andreia Grancha, marketeer, e Maria Matos, responsável Dove

  • Bárbara Taborda, influenciadora

    Bárbara Taborda, influenciadora

  • Isabel Silva, influenciadora, Andreia Grancha, marketeer, e Maria Matos, responsável Dove

    Isabel Silva, influenciadora, Andreia Grancha, marketeer, e Maria Matos, responsável Dove

    O papel das marcas na promoção da autoestima

    Andreia Grancha, à frente da agência de publicidade Sonder People, apresentou uma visão crítica sobre o papel das marcas na redefinição da beleza. “As marcas precisam de ter coragem para quebrar com os padrões de beleza e fazer o que a Dove fez com a campanha pioneira para a Beleza Real há 20 anos”, referiu a CEO do Winny Group com duas agências a seu cargo: Sonder People e Human. “Há cada vez mais marcas mais conscientes, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Enquanto agência, temos vindo a batalhar já há quase dez anos para criar campanhas inclusivas que celebrem a diversidade, desafiando os estereótipos tradicionais e promovendo uma imagem mais realista e abrangente da beleza”, completou Andreia Grancha.

    “Sinto que as marcas ainda têm bastante relutância em falar sobre Beleza Real”, concordou Carolina Ferreira na audiência. “Eu vejo que as jovens, que neste momento estão nas escolas e se querem ver representadas, ainda não o são. Acho que seria muito importante trabalhar a saúde mental e o valor próprio desde a infância até à vida adulta, pois muitas jovens mulheres enfrentam problemas de autoestima”, partilhou a participante e psicóloga clínica, em defesa da representatividade de pessoas com deficiência congénita, adquirida e hereditária. Cabe às marcas promoverem a inclusão e a diversidade através de campanhas inovadoras e autênticas que desafiam os padrões tradicionais de beleza.

    “Eu acho que não estamos no mesmo ponto em que estávamos há 20 anos e as marcas estão a evoluir nesse sentido”, salientou Maria Matos em representação da Dove em Portugal. Duas décadas depois, a Dove continua a dedicar esforços contínuos para redefinir os padrões de beleza e a promover a autoestima entre mulheres e jovens. Exemplo disso é o projeto #ShowUs, uma biblioteca de 5.000 fotografias composta por mulheres e indivíduos não binários para quebrar os estereótipos de beleza, ou a campanha “Selfie Invertida”, de 2021, que alerta para os danos que a pressão das redes sociais e das aplicações de edição de imagem estão a causar na autoestima das jovens raparigas.

    “Acredito que somos uma das poucas marcas que realmente se empenham em representar aqueles que normalmente não são ouvidos ou vistos com frequência. Esse trabalho é contínuo e nunca terminará, mas devemos encarar isso de forma positiva. Vamos continuar a garantir que todas nós nos vejamos representadas na publicidade e saibamos que os produtos são desenvolvidos a pensar em nós”, sublinhou Maria Matos. É assim que Dove continua a liderar esta mudança, reafirmando o seu compromisso para um futuro no qual a Beleza Real é celebrada.