Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Centenas de pessoas celebram 20 anos de Beleza Real

Centenas de pessoas reuniram-se no Jardim da Estrela, em Lisboa, nos dias 29 e 30 de junho para celebrar os “20 anos de Beleza Real” da Dove com convidados especiais, aulas de yoga, sessões fotográficas e um concerto de Carolina Deslandes


Publicado em 11 de Julho de 2024 às 15:04

Centenas de pessoas celebram 20 anos de Beleza Real

Carolina Deslandes

O Jardim da Estrela, em Lisboa, tornou-se o palco de celebração de todas as formas, tamanhos, idades e expressões únicas no evento “20 anos de Beleza Real” da Dove, realizado nos dias 29 a 30 de junho. Duas décadas após o lançamento da primeira campanha pela Beleza Real da marca, centenas de pessoas exibiram a sua luz real, autêntica e confiante durante dois dias repletos de atividades inspiradoras, testemunhos emocionantes e momentos inesquecíveis.

De aulas de yoga a sessões fotográficas, sem esquecer os vários workshops de cerâmica, ainda houve atividades para desenvolver a autoestima de crianças e adolescentes ao longo dos dias. Bárbara Taborda, Isabel Silva e Clara Não foram algum dos nomes que marcaram presença no evento ao ar livre em quatro conversas imperdíveis sobre beleza, autoestima, saúde mental e inteligência artificial, com moderação da atriz e psicóloga Carla Andrino.

Com entrada aberta ao público, todos os caminhos foram dar aos painéis expositivos que ilustravam a trajetória de 20 anos da Dove pela redefinição da beleza. A festa encerrou com casa cheia para ver e ouvir Carolina Deslandes num concerto especial que recebeu uma ovação calorosa do público presente, fechando assim com chave de ouro um fim de semana dedicado à celebração da Beleza Real e da autenticidade.

    Expirar e inspirar uma imagem mais positiva

    Ambos os dias arrancaram da melhor forma com uma aula revitalizante de yoga com Inês Picciochi. A instrutora, formada pelo Centro Português de Yoga, partilhou a sua energia e conhecimento em duas sessões relaxantes que deram início aos dois dias do evento. “O yoga ajuda-nos a sentir e a perceber como estamos por dentro. Se não estamos bem por dentro, por fora nunca vamos estar bem”, afirmou Inês Picciochi.

    Entre exercícios de respiração, a instrutora de hatha yoga defende que a prática desta modalidade pode ajudar as pessoas a reconectarem-se com a sua própria Beleza Real e até a aceitar a singularidade e imperfeições de cada um: “O lado direito nunca é igual ao lado esquerdo. E o dia de hoje não é igual ao de amanhã”, relembrou Inês. “É muito bonito ser diferente e singular, não é?”, questionou.

    Centenas de pessoas celebram 20 anos de Beleza Real

    Carolina Topa, uma advogada estagiária que participou na aula de yoga, confirmou: “Eu mesma era muito cética e, agora, consigo perceber que o yoga é uma prática muito introspetiva que nos ajuda bastante a conectar com o nosso corpo.” “É uma modalidade que se introduz no nosso dia a dia de forma muito sublime e não precisamos de perder assim tanto tempo. Aliás, uma hora já transforma bastante a nossa semana”, refletiu a participante de 23 anos.

    Carla Silva também participou na aula de yoga e confessou que “o método consciente desta prática favorece toda a gente, sejam homens ou mulheres”. A arquiteta paisagista começou a praticar yoga no ano em que a Dove lançou a primeira campanha com mulheres reais e, duas décadas depois, acredita que a prática consciente e disciplinada da modalidade pode cultivar uma imagem positiva de nós mesmos. “O yoga ajuda-nos a sentir bem fisicamente e mentalmente, promovendo um bem-estar geral que se reflete na nossa autoestima”, concluiu.

    Moldar a singularidade e a imperfeição

    Ao longo dos dois dias, vários participantes celebraram os 20 anos de Dove Beleza Real com experiências únicas. Foram muitos os que deram asas à sua criatividade e descobriram o prazer de moldar com as mãos num workshop de cerâmica com a talentosa Catarina Bicker, do atelier MUFLA. “Nestes workshops, ensinámos a técnica da bola, em que cada pessoa criou a sua própria saboneteira personalizada. Estas peças foram personalizadas com cores e a icónica pomba da Dove, refletindo o espírito do evento”, explicou a ceramista.

    Os participantes mergulharam na experiência para criar peças únicas com formas naturais e provar que mesmo as formas mais “imperfeitas” podem ser perfeitas — pela autenticidade, singularidade e beleza. “Não há duas peças iguais e cada pessoa tem o seu traço único. As peças transmitem um pouco de nós, mostrando que as imperfeições são, na verdade, perfeições únicas”, afirmou Catarina Bicker. “Umas com mais rugas, outras com menos. Umas com mais barriga, outras com menos. Mas, no fundo, são todas giríssimas”, acrescentou a ceramista.

    Centenas de pessoas celebram 20 anos de Beleza Real

     “Foi muito engraçado porque, quando a Catarina nos mostrou aquilo que nós íamos fazer, pareceu superfácil. Depois, quando fomos nós a fazer, já era um bocadinho mais difícil. O barro ia começando a fazer fissuras e fomos aprendendo a gostar das imperfeições até chegar ao resultado final”, destacou a participante Inês Silva, que sempre desejou experimentar e aprender as técnicas da cerâmica manual. “Tenho a certeza de que todas as peças vão ser diferentes, apesar de termos todos começado com a mesma bola de barro”, reconheceu a artista de 26 anos.

    Numa das oito sessões do workshop, uma das participantes até comentou que a sua criação tinha “muitas rugas” e questionou se isso não tornava a peça imperfeita. Catarina Bicker rapidamente respondeu com um sorriso: “A perfeição é chata. O perfeito é relativo. Aqui, celebramos as características únicas de cada peça, assim como as nossas próprias singularidades.” Num espírito de comunidade e aceitação mútua, foi assim que se honraram todas as formas e tamanhos no evento “20 anos de Beleza Real” da Dove.

    Capturar a Beleza Real sem manipulações

    Durante o fim de semana, todas as participantes do evento foram igualmente convidadas a fazerem sessões de retratos intimistas para revelarem o seu eu mais autêntico. Ficou nas mãos do fotógrafo Pau Storch capturar a essência genuína das mulheres, deixando de lado as manipulações. “A melhor foto é aquela que nos tiram quando não sabemos que estamos a ser fotografados. Isso significa que conseguimos captar a verdadeira essência e beleza da pessoa, sem filtros”, refletiu o fotógrafo que defende o genuíno em detrimento do manipulado.

    Além de destacar a importância de aceitar a nossa própria imagem, Pau Storch enfatiza a necessidade de as pessoas se reconectarem com a sua Beleza Real. “Primeiro, estou a educar as pessoas a olharem para uma foto delas sem começarem a criticar-se. É o que a maior parte das mulheres que passa pelas minhas sessões fotográficas faz”, confessou em entrevista. “Se isto fizer com que as mulheres que passaram por aqui se olhem ao espelho de manhã e digam algo positivo sobre si, em vez de se criticarem negativamente, já fiz algo positivo”, adicionou Storch.

    Centenas de pessoas celebram 20 anos de Beleza Real

    Esta abordagem teve um impacto significativo na autoestima das participantes, como Nádia Andrade Furtado, de 37 anos, que nem sempre se sente confortável à frente da câmara. “Até vejo o desconforto que sentia ao estar a ser fotografada”, admitiu a olhar para o seu retrato final. “Claro que nós, mulheres, somos críticas e olhamos sempre para o que menos gostamos. Se esta fotografia fosse editada, provavelmente, estaria mais descansada, mas é esse caminho de aceitação que quero fazer hoje”, rematou a designer ao partilhar o retrato nas suas redes sociais.

    “Podia escolher olhar para esta foto e guardá-la para mim porque acho o meu braço muito gordo. Mas escolho partilhá-la porque está plena da Beleza Real que se viveu este fim de semana no Jardim da Estrela”, lê-se numa publicação de Marta Quelhas, representante da Dove. Uma mensagem forte que reforça a importância de celebrarmos a verdadeira imagem, assumindo com respeito e amor-próprio as nossas formas, tamanhos, idades e expressões únicas.

    Educar a autoestima dos adultos de amanhã

    As psicólogas Filipa Mucha Vieira, Raquel Barbosa e Sandra Torres também marcaram presença nos dois dias do evento com workshops didáticos para pais e filhos. Mediante atividades interativas com bolas, painéis expositivos e uma roleta aleatória, o programa “Eu Confiante” incentivou os jovens a ganharem confiança e a perceberem os vários fatores que impactam negativamente a forma como se relacionam com a sua aparência.

    “Ser diferente”, “fazer coisas engraçadas” e “ter várias qualidades” foram algumas das respostas que os mais pequenos deram quando questionados sobre a sua definição de beleza. “Acho que é importante que existam cada vez mais eventos que motivem as crianças a pensar positivamente sobre o seu corpo e a sua aparência”, partilhou a participante Maria Silva. Como mãe de dois rapazes — de 3 e 6 anos, respetivamente —, assumiu que ela própria tem de “desenvolver uma confiança corporal” para ajudar mais os seus filhos.

    Centenas de pessoas celebram 20 anos de Beleza Real

    “Lembrem-se de que vocês são mais do que a vossa aparência! Valorizem as vossas qualidades, competências, aquilo que o vosso corpo consegue fazer e o que vos torna únicos. A beleza verdadeira está na diversidade e na autenticidade. Sejam gentis convosco mesmos e não se comparem aos padrões irreais que veem nas redes sociais. Amem e respeitem o vosso corpo, mesmo que identifiquem alguma característica que gostassem que fosse diferente. Vocês são únicos!”, motivou a psicóloga Sandra Torres.

    Debater como manter a Beleza Real

    No evento dos “20 anos de Beleza Real” da Dove ainda houve tempo para quatro conversas imperdíveis, divididas pelos dois dias, com moderação da atriz e psicóloga Carla Andrino. Sob o tema “Evolução da beleza: da geração Kate Moss à geração Billie Eilish”, a primeira talk no dia 29 de junho abordou a transformação dos padrões de beleza ao longo das décadas e contou com a presença de Patrícia Barnabé, jornalista, Ana Borges, ex-modelo e fundadora da Elite Portugal, Maria Seruya, artista, e Teresa Burnay, representante da Dove.

    Ana Borges destacou a importância de celebrar a diversidade e a inclusão na indústria da moda: “Até hoje, houve uma evolução incrível. A primeira vez que eu vi uma capa com uma mulher negra, eu até fiquei comovida.” Já Patrícia Barnabé complementou, afirmando que os meios de comunicação têm um papel crucial em redefinir esses padrões e promover uma imagem mais inclusiva. “É possível usar a voz do jornalismo e a voz da moda para mudar um bocadinho as mentalidades”, refletiu a jornalista.

    O segundo debate do dia intitulado “Beleza 4.0: a revolução da IA” recebeu em palco José Sobral, designer, Pau Storch, fotógrafo, Francisco Ascensão, CEO da SocialTalk, e Marta Quelhas, representante da Dove. Para debater como o surgimento da inteligência artificial (IA) constitui uma das maiores ameaças à Beleza Real, os palestrantes abordaram os desafios e oportunidades desta ferramenta.

    “A IA tem o potencial de ajudar, ao oferecer recomendações personalizadas para cuidados com a pele, por exemplo. Temos de aproveitar o que a tecnologia tem para nos oferecer mas, claro, sempre promovendo a inclusão e diversidade”, avançou Francisco Ascensão. Marta Quelhas reforçou o compromisso da Dove em nunca usar IA para criar ou distorcer imagens de mulheres, destacando a importância de manter a autenticidade: “O nosso compromisso é com a Beleza Real. A IA deve ser uma ferramenta para inclusão, não para perpetuar estereótipos.”

    • <em>Talk</em> Evolução da beleza: da geração Kate Moss à geração Billie Eilish

      Talk Evolução da beleza: da geração Kate Moss à geração Billie Eilish

    • <em>Talk</em> Beleza 4.0: a revolução da IA

      Talk Beleza 4.0: a revolução da IA

    • <em>Talk</em> Definição de beleza: o papel dos influenciadores e marcas

      Talk Definição de beleza: o papel dos influenciadores e marcas

    • <em>Talk</em> Scroll infinito e beleza (ir)real: os jovens e a saúde mental

      Talk Scroll infinito e beleza (ir)real: os jovens e a saúde mental

      No dia 30 de junho, o tema “Definição de beleza: o papel dos influenciadores e marcas” contou com Isabel Silva, influenciadora, Andreia Grancha, CEO da Sonder People, Bárbara Taborda, influenciadora, e Maria Matos, representante da Dove em Portugal. A conversa exaltou a mensagem de que a Beleza Real vem de dentro para fora e que é mais fulcral do que nunca promover a autoestima desde cedo.

      “Eu vivo numa busca incessante na minha vida de me sentir bem. Quando nós pomos foco em ‘o que é que eu tenho de fazer diariamente na minha vida para me sentir bem’, isso começa a balizar a minha direção e o meu sentido de missão”, revelou Isabel Silva durante a talk. “Uma criança confiante tem maior probabilidade de se vir a tornar uma mulher confiante, não é? A autoestima começa desde cedo”, confirmou Maria Matos, representante da Dove em Portugal.

      A última conversa convidou Carolina Deslandes, cantora, Clara Não, influenciadora, e as psicólogas Filipa Mucha Vieira e Rute Pinto para falarem sobre o “Scroll infinito e beleza (ir)real: os jovens e a saúde mental”. “As redes sociais promovem a ideia de que estamos sempre a uma compra de sermos mais felizes, não é?”, reiterou Carolina Deslandes. “Devemos deixar de seguir pessoas que, ao invés de nos fazerem sentir bem, nos fazem sentir mal”, aprofundou Clara Não.

      A talk abordou o impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens e a necessidade de promover uma visão mais saudável e realista de beleza. Em forma de conclusão, as psicólogas apontaram ainda os efeitos negativos da comparação constante com imagens manipuladas e sugeriram estratégias para um uso mais saudável das redes sociais.

      Uma celebração de sucesso

      Este evento não só comemorou os 20 anos da campanha para a Beleza Real da Dove, mas também reafirmou o compromisso da marca em promover uma visão inclusiva e positiva da beleza. “É uma festa para celebrar duas décadas de compromisso com a Beleza Real, a autenticidade, a diversidade e a inclusão”, frisou Teresa Burnay em representação da Dove. “Os meus mais profundos agradecimentos à Câmara Municipal de Lisboa, que abraçou esta causa desde o início”, agradeceu. Já a cobertura do evento ficou a cargo da SÁBADO, que, como promotora da iniciativa, esteve presente em todos os momentos.

      “Não poderia deixar de dar uma palavra ao nosso parceiro, a Medialivre, que, não só para este evento, mas ao longo destes anos todos, tem sido incansável. Tem-nos ajudado a chegar aos corações e às mentes de todos os portugueses, amplificando as nossas mensagens, os nossos valores, estando sempre junto connosco nesta missão e nesta visão que é de transformar a beleza numa fonte de inspiração e não de ansiedade”, complementou Teresa Burnay. “Esta parceria é uma grande honra, devido à causa nobre da Beleza Real, e foi uma aprendizagem fantástica”, retribuiu Luís Ferreira, diretor-geral comercial da Medialivre.

      Ao longo dos dois dias, o Jardim da Estrela, em Lisboa, transformou-se num espaço vibrante onde todos os participantes puderam partilhar histórias, experiências e sorrisos, demostrando que a verdadeira beleza vai muito além dos padrões convencionais. “Faz todo o sentido que Lisboa, que é uma cidade aberta às diferenças, possa acolher num dos seus espaços mais emblemáticos da cidade, como o Jardim da Estrela, um evento desta natureza”, confirmou Catarina Freitas, diretora municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia na Câmara Municipal de Lisboa, em entrevista.

      No futuro, a cidade pretende continuar a apoiar iniciativas que promovam a autoestima e a Beleza Real. “É preciso que nós tenhamos comunidades saudáveis, em que as pessoas, de facto, sintam autoconfiança — isso dá-lhes muitas ferramentas para o dia a dia, seja num contexto profissional ou num contexto pessoal”, relatou a representante da Câmara Municipal de Lisboa.

      Centenas de pessoas celebram 20 anos de Beleza Real
      Carolina Deslandes

      Carolina Deslandes

      A celebração terminou com um emocionante concerto de Carolina Deslandes, no qual a cantora encantou o público com hits como A Vida Toda, Saia da Carolina e Como é Linda.  “Temos de aprender a gostar mais de nós, começando por mim também, que não é nada fácil”, desabafou Carolina Deslandes entre músicas. Um lembrete poderoso de que a Beleza Real é encontrada na diversidade, na confiança e na autenticidade de cada indivíduo.