O calendário marcava o ano de 2004 quando a Dove deu um passo pioneiro com o lançamento da campanha pela Beleza Real. A marca rompeu com todos os estereótipos ao apresentar mulheres reais em vez de modelos nos seus anúncios, lutando contra padrões irrealistas de beleza e ajudando a construir a autoestima de milhões de mulheres. Vinte anos depois, a atriz e psicóloga Carla Andrino é a nova embaixadora da Dove para promover uma mensagem de aceitação e confiança em todas as idades. Como um dos nomes mais reconhecidos do humorismo português, Carla desafia estereótipos, abraça a diversidade e celebra a sua beleza autêntica num mundo que, muitas vezes, promove a baixa autoestima. Nesta conversa exclusiva, a atriz e psicóloga revela como a sua autoestima evoluiu ao longo dos anos e destaca o importante papel da Dove na promoção da Beleza Real.
Carla, se pudesse enviar uma carta à sua versão mais jovem sobre Beleza Real, o que escreveria?
A minha versão mais jovem? Não estamos aqui a estabelecer idades, não é? O que é que é ser jovem? Eu sinto-me mais velha, mas não me sinto velha. Portanto, à minha versão mais jovem, diria: “Continua a valorizar a tua beleza interna, a cuidar de ti de dentro para fora. Nunca te compares aos outros, compete sempre contigo própria. Lembra-te de ser gentil contigo, aceita que foste a tua melhor versão em cada etapa da tua vida.”
Desde que iniciou a sua carreira até ser uma das atrizes mais reconhecidas do humorismo português, como evoluiu a sua própria autoestima?
A minha autoestima está sempre em evolução, no sentido de concretização do meu propósito de vida, e espero que continue a evoluir muito enquanto eu cá andar. Aliás, eu só conheço uma forma de aumentar a autoestima: orgulharmo-nos de nós próprios. Quando concretizo os meus sonhos, fico muito orgulhosa de mim — do que consegui fazer, ultrapassar, dizer e aperfeiçoar enquanto ser humano. Não é o reconhecimento público que aumenta a minha autoestima, mas sim o facto de eu continuar nesse processo de crescimento e autoconhecimento.
Como encontra e celebra a sua Beleza Real num mundo que frequentemente promove a baixa autoestima, especialmente em relação ao envelhecimento?
Celebrar a beleza é respeitar-me e não competir com os outros, nem seguir padrões impostos. Sinto-me mais bonita quando estou mais equilibrada, confiante e sou gentil comigo própria. Se envelhecer significa que estou mais madura e tranquila, é maravilhoso!
Já recebeu alguma mensagem inspiradora que reafirmou o seu propósito de celebrar a beleza em todas as idades?
Por exemplo, este convite da Dove para ser embaixadora da marca é um grande elogio. Significa que a minha filosofia de vida, aquilo que sou e defendo, é muito mais valorizado do que a minha beleza exterior. Isso é uma celebração da Beleza Real em todas as idades.
Recorda-se como é que a célebre campanha pela Beleza Real da Dove a influenciou a exibir a sua luz real, autêntica e confiante há 20 anos?
Identifiquei-me imediatamente com a campanha porque ela refletia a diversidade que eu valorizo. Para mim, a beleza está no sentir, no pulsar do coração e na cor da alma.
Cerca de 20% das portuguesas abdicariam de um ano de vida para atingir o seu ideal de beleza. O que diria às mulheres que ainda lutam para aceitar o processo de envelhecimento e a sua aparência natural?
Eu perguntaria: o que é o ideal de beleza? Cada um tem o seu. Vivemos no real, não no ideal. Aceitem-se como são (e não como gostariam de vir a ser porque isso causa imenso sofrimento) e sejam gratas. Trabalhem na aceitação e valorizem a beleza única que possuem.
Como podemos incentivar as mulheres e raparigas a expressarem-se com confiança e de forma autêntica nas redes sociais sem cair na armadilha da comparação?
É exatamente isso: não caiam na armadilha da comparação. Sejam autênticas e genuínas. Comparem-se apenas com vocês mesmas e com antigas versões de vocês próprias. Orgulhem-se da vossa evolução.
E a Carla sente responsabilidade em usar as suas redes sociais para passar uma mensagem mais inclusiva e realista de beleza?
Sim, sinto essa responsabilidade. Tenho de ter cuidado com o que digo e faço, porque sou vista e lida por muitas pessoas que me seguem com carinho. Esse cuidado deve estar presente não só nas redes sociais, mas também na vida.
Considera importante que existam cada vez mais eventos que abracem todas as formas, tamanhos, idades e expressões únicas?
Não só é importante como é urgente que existam cada vez mais eventos que abracem todas as formas, tamanhos, idades e expressões únicas. Precisamos de mais eventos assim e de trabalhar este conceito de Beleza Real nas escolas. Os pais, como são as nossas primeiras referências, também têm um papel crucial em ensinar os filhos a acreditarem em si mesmos desde cedo.
Na sua opinião, como é que as campanhas da Dove podem influenciar positivamente a autoestima das próximas gerações?
Falando aberta e amplamente sobre estes temas, sem estereótipos, rótulos ou etiquetas. No fundo, apelando à essência de cada um, pois cada pessoa é única e intransmissível, como um cartão de cidadão.